Trabalho do 4º Bimestre A.D.

Pois bem, alunos do 3º ano do Annes Dias, o final do ano está chegando, o vestibular cada vez mais perto, por isso é interessante que todos estejam atentos e com os estudos em dia. Assim, deixo estas questões para serem analisadas e, é claro, respondidas. Conforme estabelecido, me mandem via email (pittan@ibest.com.br) ou me entreguem pessoalmente as respostas até o dia 27/11. Divirtam-se...

1-"Hitler considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas, desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos. As grandes massas, dizia ele, têm uma capacidade de recepção muito limitada, uma inteligência modesta, uma memória fraca. Por isso mesmo, a propaganda deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente...Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja grande a mentira, pois assim sendo, nem passará pela cabeça das pessoas ser possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade". (Lenharo, Alcir, Nazismo, "o triunfo da vontade". 6ª ed., São Paulo, Ática, 1998, p. 47-48).A respeito do nazismo é correto afirmar:

a) Não pode ser definido como um regime totalitário, uma vez que a aceitação de sua doutrina foi conseguida pelo convencimento das massas populares, através de uma intensa propaganda.

b) Utilizou-se da propaganda para construir uma imagem grandiosa da Alemanha, para louvar seu líder Adolph Hitler e para estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.

c) Os grandes espetáculos eram espontaneamente organizados pelas massas e contavam com uma diversidade de símbolos e bandeiras representando a pluralidade étnica característica da Alemanha.

d) A celebração procurava interferir na educação da juventude alemã, uma vez que as escolas conseguiram manter-se a salvo das influências nazistas.

e) Apesar da intensa propaganda, o número de parlamentares eleitos pelo partido nazista manteve-se estável na década de 1930, formando uma ruidosa minoria que só chegaria ao poder pelo golpe de Estado de 1933.


2) O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente, em 1934: "O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo (provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade". No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre elas:

a) organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

b) estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.

c) organização de milícias estaduais, centralização política e educação.

d) centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.

e) estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.


3) "Em plena Avenida Rio Branco, .nas tardes de Sábado, pegávamos à força alguns atrevidos integralistas que se apresentavam fantasiados de camisa verde e os despojávamos das calças, largando-os depois, em plena via pública, apenas em fraldas de camisas. Não queriam eles andar de camisas verdes? Nós lhes faziamos a vontade..." (Agildo Barata )

A cena acima descrita refere-se aos:

a) enfrentamentos durante os comicios entre os integrantes da frente tenentista com a militância da Aliança Nacional Libertadora (ANL)

b) confrontos de rua entre os integralistas e os tenentistas;

c) enfrentamentos pùblicos entre os integrantes da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e os integralistas;

d) enfrentamentos entre os militantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN), dirigida por Agildo Barata, e os integralistas de Plínio Salgado;

e) confrontos públicos entre militares tenentistas e os comunistas da Aliança Libertadora Nacional (ALN).


4)Sobre a política externa desenvolvida pelo governo brasileiro durante o Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar:

a) Um dos objetivos centrais da política externa do período foi a procura de recursos, em forma de capital e tecnologia, para promover a industrialização do país. A estratégia adotada foi a da barganha com Estados Unidos e Alemanha.

b) A prioridade da política externa do período foi a de encontrar mercados para os produtos brasileiros de exportação, especialmente o café, de forma a contornar os efeitos da crise econômica deflagrada em 1929. A estratégia adotada foi a do alinhamento incondicional com a Alemanha.

c) Para atender ao seu principal objetivo - a obtenção de recursos externos para promover a industrialização do país - Vargas optou desde 1939 pelo alinhamentoincondicional aos Estados Unidos, então maior potência ocidental.

d) O alinhamento incondicional aos Estados Unidos foi a estratégia adotada para garantir um novo mercado consumidor para o café brasileiro. Em troca do apoio às proposições norte-americanas nos organismos internacionais, o Brasil obteve isenção de taxas alfandegárias para o café exportado para os Estados Unidos.

e) As relações diplomáticas nesse período caracterizaram-se pelo alinhamento incondicional à Alemanha, em função da convergência ideológica que aproximava a ditadura varguista do nazismo alemão.

5) Considere os itens abaixo.

I. "(...) a liberalização das importações pelo govemo fez com que as divisas acumuladas durante a Guerra Mundial fossem consumidas na importação de supérfluos (chicletes, automóveis, televisores -- numa época em que não havia emissoras... )."

II. "(...) em seu govemo, criou-se a Polícia Política, que tinha como objetivo reprimir indivíduos e grupos políticos que discordassem do regime."

III. "(...) essa Lei apenas reafirmou o sentido geral da legislação trabalhista do govemo (...): de um lado garantia direitos individuais aos trabalhadores, de outro mantinha sob rigido controle suas associações de classes..."

IV. "(...) em linhas gerais, pode-se afirmar que o objetivo maior, implícito durante todo o govemo (... ), foi mudar o perfil econômico do país, de agroexportador para urbano-industrial..."

V. "(...) sob a alegação de que as mobilizações trabalhistas e sindicais eram um sintoma da penetração comunista no Brasil, o govemo desencadeou uma violenta repressão, que resultou no fechamento do Movimento Unificado dos Trabalhadores, na intervenção em sindicatos e prisão de vários lideres dos trabalhadores."O Estado Novo, estabelecido em l937, após um golpe continuísta de Getúlio Vargas, inaugurou uma nova fase na história política brasileira.

Assinale a altemativa que reúne corretamente os itens que identificam esse período.

a) I e IV b) II e V c) I, II e V d) I, III e V e) II III e IV


6) "O Presidente Roosevelt provocou os japoneses para que nos atacassem em Pearl Harbor. (...) Hoje, sabemos o que ele tinha em mente: sair em socorro da Inglaterra para combater o aliado do Japão, Hitler." (VIDAL, Gore. Algo de novo na terça-feira negra. Folha de São Paulo, 18 set. 2001, p. 9.)

"A opinião pública americana encarava o Pacífico (ao contrário da Europa) como um campo normal para a ação dos Estados Unidos, mais ou menos como a América Latina. O isolacionismo americano pretendia manter-se fora apenas da Europa. Na verdade, foram o embargo ocidental (isto é, americano) ao comércio japonês e o congelamento de bens japoneses que obrigaram o Japão a passar à ação (...)." (HOBSBAWM, E. A Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 48.)

Com base nas afirmações acima e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) O ataque surpresa a Pearl Harbor obrigou os Estados Unidos a se envolverem nos conflitos que ocorriam na Europa e na Ásia, contrariando sua tradicional política de neutralidade em relação aos conflitos bélicos ocorridos fora de seu território.

b) O ataque japonês a Pearl Harbor pode ser entendido como o resultado de uma estratégia norte-americana para se envolver, com o aval da opinião pública, nos conflitos iniciados na Ásia entre Japão e China, e na Europa por Hitler.

c) O ataque a Pearl Harbor deveu-se à extrema diferença cultural entre Ocidente e Oriente, que fez com que os japoneses apontassem os Estados Unidos como inimigos capazes de impedir a perpetuação das tradições japonesas e de garantir o isolamento norte-americano em relação ao mundo ocidental.

d) Com base nos textos, é correto afirmar que as ações militares dos japoneses em Pearl Harbor foram responsáveis pela transformação de um conflito localizado em uma guerra mundial, pois até aquele momento os regimes totalitários surgidos na Europa não ameaçavam o mundo liberal-democrático.

e) Os Estados Unidos decretaram embargo econômico ao Japão com a finalidade de proteger a China, pois a "política de apaziguamento" adotada pelas potências ocidentais democráticas previam intervenções em regiões ameaçadas pelas agressões das potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).


7) Entre 1955 e 1973, um grupo de líderes internacionais tentou criar as bases daquilo que ficou conhecido como "movimento dos não-alinhados". A esse respeito é correto afirmar:

a) O movimento procurava estabelecer uma política diplomática independente dos EUA e da União Soviética, as duas superpotências da época.

b) Tratava-se de um movimento de países do Terceiro Mundo, que reunia apenas líderes que não estivessem comprometidos com os interesses da União Soviética.

c) Tratava-se de um movimento que tentava elaborar uma alternativa política à social-democracia européia e ao comunismo da China e dos países do Leste europeu.

d) Os princípios do movimento, definidos na Conferência de Bandung, em 1955, indicavam o alinhamento dos países do Terceiro Mundo com as chamadas potências desenvolvidas.

e) A Conferência de Belgrado, em 1961, condenou a instauração do regime comunista em Cuba, liderado por Fidel Castro.

8)Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) referente(s) à ONU (Organização das Nações Unidas) e à Guerra Fria.

01. Encerrados os conflitos militares da II Guerra Mundial, representantes de cerca de 50 nações assinaram a Carta das Nações Unidas, na Conferência de São Francisco.

02. Registrou-se, na Carta das Nações Unidas, que a ONU teria entre outras finalidades a de promover, garantir e tutelar a paz mundial, o desarmamento das nações e os direitos dos homens.

04. Os instrumentos de persuasão da ONU têm sido suficientes para garantir a paz mundial, o desarmamento e o respeito aos direitos hu-manos.

08. A tensão entre URSS e EUA foi batizada com a expressão Guerra Fria, fenômeno que agrupou outras nações em torno de cada uma das duas potências, de acordo com interesses eco-nômicos, políticos e militares.

16. Alguns países uniram-se aos EUA e assinaram o Pacto do Atlântico. Outras nações aliaram-se à URSS em torno do Pacto de Varsóvia.

9)“Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desen-cadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, pra que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes (...) Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aber-to. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.” Carta-Testamento de Getúlio Vargas

Sobre o longo, conturbado e polêmico período de governo de Getúlio Vargas, é CORRETO afirmar que:

01. a despeito dos seus críticos, é possível dizer que Getúlio Vargas sempre governou de forma democrática, defendendo os interesses do povo e se colocando contra os interesses dos grandes empresários e banquei-ros, como se lê na sua carta-testamento.

02. em 1934, Getúlio foi eleito presidente por sufrágio indireto. Seu mandato deveria durar até 1938, quando seriam realizadas eleições diretas para a presidência.

04. em 1937, por meio de um golpe de estado, inaugurou-se o Estado Novo, pondo fim à campanha para presidente que estava em pleno curso. Terror policial, tortura e prisões ocorreram até 1945.

08. em 1950, Vargas foi eleito presidente da república, pela primeira vez pelo voto direto. Esse período na presidência foi marcado por um discurso fortemente nacionalista, pelos constantes apelos aos trabalhadores e pelos embates com uma oposição, como o próprio Vargas, nem sempre democrática.

16. Getúlio Vargas, oriundo da oligarquia gaúcha, chegou ao poder com um discurso an-tioligárquico, através de um movimento armado, em 1930.

OBS: As questões 8 e 9 são somatórias Assim somem as alternativas corretas e me passem somente a soma.

Comentários

Mathias Abreu disse…
Ai galera! quem acabar primero ai passa as respostas pros outros!!!
ehauheheahsu
to brincando heim Pittan

Postagens mais visitadas