Greve do Magistério Gaúcho

Mais uma vez foi necessária a deflagração de uma greve dos educadores estaduais do RS. Esta é a 15ª da nossa história de lutas pela valorização da educação e dos educadores gaúchos. Infelizmente, mais uma vez temos muitos contra o nosso movimento, mas acredito que parte disso é culpa nossa mesmo, pois a população em geral não conhece a realidade da educação e dos educadores gaúchos.
Não sabem que o governo não repassa as verbas como deveriam ser. Não sabem que falta investimento nas escolas. Não sabem que o salário dos profissionais da educação é um dos piores do país. Não sabem que as festas que acontecem nas escolas servem para "tapar o furo" que deveria ser de responsabilidade do Estado. Não sabem que o IPE (Instituto de Previdência do Estado) está cada vez pior, com o qual contribuímos todos os meses com 14,1% do nosso salário. Não sabem que este atual governo atua através de decretos autoritários que são enviados para as escolas com uma relativa frequência. Não sabem que o projeto que este governo enviou para a Assembléia Legislativa vai totalmente contra a Lei 11.738 que instituiu o Piso Nacional dos Professores, pois a Lei federal estipula 950 reais como o mínimo a ser ganho pelos professores, quando o projeto do governo coloca 950 reais como o máximo, destruindo assim, todo o nosso plano de Carreira, o qual já foi fruto de várias décadas de luta.
Dessa forma é fácil criticar, pois como a comunidade vai nos apoiar se não tem conhecimento sobre a real situação das escolas e dos educadores. Contudo, não posso admitir que nos chamem de insensíveis por declararmos greve agora no final do ano e prejudicarmos os alunos, pois insensível é o governo que não está nem aí para a nossa situação. Além do mais, muitos que colocam isso estão somente preocupados com as suas férias que serão prejudicadas. Isto sim é egoísmo, pois estão se preocupando somente com suas vidas e não com a sacanagem o governo está fazendo e que poderá prejudicar milhares de trabalhadores. Também não posso admitir que me chamem de vagabundo, como muitos fazem quando me vêem de greve, pois estou somente lutando pelos meus direitos, de acordo com o 9º artigo da Constituição (não sabe o que diz ele, vai ver!!). Acredito que somente assim poderei inspirar aos meus alunos que eles lutem também por seus direitos!!!
Da mesma forma, não posso admitir quando dizem que eu deveria escolher outra profissão, pois todos sabem que professor ganha mal mesmo! Primeiro, eu realmente escolhi ser professor, gosto do que faço e por isso acho que devo lutar para que meu trabalho seja reconhecido. Segundo, todos reconhecem que o professor deveria ser mais valorizado devido a importância que ele tem na sociedade, mas quando os professores lutam para que isso aconteça, são criticados!! Acho que existe uma grande contradição nisso!!
Enfim, que bom seria que não fosse necessária a greve, contudo nenhum governo até hoje foi realmente sensível com as necessidades da educação do nosso Estado(exceto quando estavam nos palanques eleitorais e colocavam a educação como prioridade), por isso enquanto a educação não for vista como um investimento de fato e não como um gasto, serão necessárias várias ações. Que bom seria que todos os cidadãos se conscientizassem disso e lutassem com a gente, pois na verdade quem está sendo passado para trás são eles que acham que está tudo bem, enquanto governo faz maracutaia com seu dinheiro...

Comentários

Postagens mais visitadas