Como será o amanhã... Responda quem puder...

Mais uma ano se inicia e, como sempre, várias expectativas o acompanham. Eu, por exemplo, tenho várias e espero que, pelo menos, as boas  se concretizem!
Todo ano início de ano letivo eu espero encontrar alunos que busquem realmente o conhecimento que a escola tem a lhe oferecer, infelizmente isso pouco acontece. Espero me surpreender positivamente neste ano!!
Este será um ano difícil no que diz respeito a nossa vida funcional. O governo apresentará um novo Plano de Carreira e espero que não seja prejudicial a tudo aquilo que já conquistamos ao longo de tantos anos de luta. A tal da "meritocracia" vem por aí, com "incentivos", "prêmios" àqueles que conseguirem cumprir as suas metas. Nesse ponto me questiono, como o governo vai realmente quantificar a qualidade da aula de um professor? Simplesmente pelo resultado das notas de seus alunos? E o desinteresse dos alunos será analisado? E a falta de comprometimento dos pais na educação de seus filhos será vista? Mais uma vez os professores deverão responder por isso e serão considerados os culpados...
Outra coisa: neste ano teremos eleições para diretores nas escolas. Isso se o governo não mudar a regra para escolha dos novos dirigentes! Mas partindo do princípio que tudo ocorrerá como nos anos anteriores, será que teremos, mais uma vez, uma série de maus exemplos de como se faz política? Sim, porque é isso que normalmente acontece!! A escola deveria dar o exemplo e mostrar aos alunos como se faz, de fato, um processo democrático, mas o que vemos na prática, na maioria das vezes, são colegas se engalfinhando, "crimes eleitorais" (compra de votos, transporte de eleitores, boca-de-urna,...), difamação dos oponentes, e por aí vai... Enfim, tudo aquilo que normalmente acontece nos pleitos eleitorais! Porém, isso não deveria acontecer na escola!!!
Bueno, por enquanto só falei daquilo que encontrarei na escola!! Ou melhor, daquilo que espero não encontar!!
Espero também que o mundo seja diferente ou que, pelo menos, comece a mudar neste ano. Como seria bom se as guerras diminuíssem. Sim, diminuir, porque acabar isso nunca acontecerá!! O homem é um ser extremamente ganancioso e egoísta (pelo menos boa parte da raça humana é assim e são estes que nos metem nas guerras!) e por isso sempre estará em busca de algo que não é seu e que tentará tomar do outro. Por que cada pessoa não cuida da sua vida, da sua casa, do seu município, do seu estado, do seu país? Se isso acontecesse, com certeza, os conflitos diminuíram!! Mas é claro que não estou estimulando o individualismo!! Devo me preocupar com minha vida sem deixar a preocupação com o coletivo de lado!!
E o  nosso país, poderia melhorar!! Diminuir a corrupção, a violência, o desemprego. Aumentar os investimentos nas áreas da educação, saúde e segurança. Para isso basta que os "políticos profissionais", nossos "representantes",  falem menos e trabalhem mais! Façam jus ao imenso salário e às mordomias que possuem!!
Enfim, estas são divagações de um professor esperançoso de que as coisas mudem para melhor!! Quem não espera isso? Ainda mais um professor, pois um educador sem esperança é uma ave sem asas...
Bueno, deixem-me alçar vôo!!

Comentários

Postagens mais visitadas