Material do PPDA - Prova em fevereiro de 2015
Orientações gerais:
- Os alunos devem possuir o livro didático usado na escola durante o ano letivo de 2014 ( História Global - Brasil e Geral - Gilberto Cotrim );
- Para os alunos do 1º ano é o volume 1 e para os de 3º ano, o final do volume 2 e o volume 3.
OBS: Caso não possuam o livro, dirijam-se à escola e peguem um que está à disposição para doação no saguão do Instituto.
Ano/Turma: 3º 1, 2, 3 e 4 EM
1.3 A
questão da mão-de-obra: o fim do escravismo e a introdução da mão-de-obra
livre.
1.4 A
modernização da estrutura do país: a industrialização, o desenvolvimento das
ferrovias.
- Os alunos devem possuir o livro didático usado na escola durante o ano letivo de 2014 ( História Global - Brasil e Geral - Gilberto Cotrim );
- Para os alunos do 1º ano é o volume 1 e para os de 3º ano, o final do volume 2 e o volume 3.
OBS: Caso não possuam o livro, dirijam-se à escola e peguem um que está à disposição para doação no saguão do Instituto.
Ano/Turma:
1º 1 EM
1. Conteúdos a serem estudados :
1. Introdução ao Estudo da História:
1.1-Conceitos fundamentais para o estudo da
História
2. Pré-História.
2.1-Origens: dispersão e desenvolvimento da
humanidade.
2.2- A evolução das sociedades primitivas
3. As Civilizações Antigas do Oriente
3.1- As sociedades complexas: Mesopotâmia, Egito,
Fenícia e Palestina
4. As Civilizações da Antiguidade Clássica: Grécia
e Roma.
4.1- Características econômicas, sociais, políticas
e culturais
4.1.2 Aspectos formativos da Grécia e Roma.
Identificar o sistema produtivo do mundo clássico e suas implicações na
organização político e social.
4.1.3A contribuição cultural do mundo clássico para
a civilização ocidental (arte, política e direito )
2- Atividades de Apoio para Estudos:
- Fazer atividades do livro (Gilberto Cotrim)
referentes aos conteúdos estudados
3- Material de estudo:
- Verificar slides do blog: http://profpittan.blogspot.com.br/
1. Conteúdos a serem estudados :
1- MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
1.1 O Segundo Reinado e as modificações estruturais.
1.2 Ação do Imperialismo inglês e a guerra do Paraguai.
1.4.1A urbanização e a questão
da terra.
1.5 Implantação da República oligárquica no Brasil.
2. OS ESTADOS UNIDOS NOS SÉCULOS XIX E XX
2.1. O Monroísmo;
2.2. A Guerra Civil Americana: O fim da escravidão nos Estados Unidos;
2.3. A política imperialista norte-americana: "Big Stick",
Política da Boa Vizinhança, Aliança para o Progresso, Doutrina da Segurança
Nacional;
3. AS DEMOCRACIAS LIBERAIS E BURGUESAS CONTEMPORÂNEAS
3 .1. As alterações na estrutura capitalista e o desenvolvimento
imperialista;
3.2. A Primeira Guerra Mundial (1914-18);
3.2.1. O choque dos interesses
capitalistas
3.2.2. As alterações de caráter
econômico, social e político.
3.3. O rompimento com a democracia liberal burguesa: a Revolução
Soviética (1917)
3.4. A efervescência ideológica da década de 20 no Brasil;
3.4.1. O Tenentismo
3.4.2. A questão operária
3.4.4. A Semana da Arte Moderna
3.5. A formação da Aliança Liberal;
3.6. A crise de 1929/30;
4. O NOVO SISTEMA DE PODER MUNDIAL PÓS 1945 E O POPULISMO NA AMÉRICA
LATINA - BIPOLARIDADE
4.1. As dificuldades das democracias e as tentativas de sua superação:
o Fascismo e o Nazismo.
4.2.. As tensões internacionais e o surgimento do novo conflito
mundial: a 2ª Guerra Mundial (1939-1945)
4.3. O populismo na América Latina: ascensão e queda.
4.4. A redefinição econômica e política do país com Vargas;
4.5. A Guerra Fria: capitalismo X socialismo
4.5.1. O Plano Marshall e a
recuperação da economia do oeste europeu
2- Atividades de Apoio para Estudos:
- Fazer atividades do livro (Gilberto Cotrim)
referentes aos conteúdos estudados
3- Material de estudo:
- Livro Didático da Escola
- Verificar slides do blog: http://profpittan.blogspot.com.br/
Comentários