Eu e a Tecnologia



Sempre gostei da tecnologia, pois ela sempre me dasafiou a saber mais e a não ficar “parado no tempo”. Assim, desde que “me conheço por gente”, busquei manter contato com as novidades tecnológicas. Por isso, considero de extrema importância fazer cursos de atualização.
Lembro do curso de BASIC, lá no ano de 86, era o início da proliferação dos computadores e era necessário conhecê-los para poder ter possibilidades melhores no mercado de trabalho, assim foi fundamental fazer um curso de programação. Linguagens como o BASIC, COBOL, FORTRAN eram as mais conhecidas e por isso a necessidade de fazer cursos sobre essas ferramentas.
O tempo passou e as tecnologias acabaram se desenvolvendo num ritmo mais frenético ainda. O que era novidade no ano passado, hoje já é ultrapassado. Por isso, os professores, mais do que ninguém, por serem responsáveis pela formação intelectual do nosso país, devem estar à frente desses conhecimentos para poder acompanhar a linha de raciocínio dos alunos e também para poder oferecer algo à altura do que é oferecido aos alunos fora do ambiente escolar.
Nesse sentido, busco na medida do possível estar atualizado e de posse do conhecimento das ferramentas que a tecnologia me oferece para trabalhar com os alunos. Para tanto, já fiz alguns cursos como Montagem e Manutenção de Computadores e Curso de Capacitação em Informática Educativa, este proporcionado pelo próprio NTE.
Entretanto, é importante ressaltar, que não basta a qualificação dos professores sem um devido investimento na estrutura das escolas, por parte do Estado, no sentido de dar condições aos educadores de poderem trabalhar com as inúmeras ferramentas que a tecnologia disponibiliza atualmente, que vão desde os computadores em si, como também, data-shows, dvds, lousa eletrônica, até uma infinidade de softwares, educacionais ou não, criados com a finalidade de proporcionar uma forma mais criativa e dinâmica de construção de conhecimento junto aos alunos.

OBS: texto desenvolvido para o Curso de Educação Digital, promovido pelo NTE-Cruz Alta

Comentários

Postagens mais visitadas