Ferramentas Virtuais de Comunicação

Para que está iniciando sua viagem no mundo virtual é importante estar habituado a alguns termos e conceitos, para tanto aqui vão algumas dicas sobre as principais FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO (ferramentas utilizadas para se comunicar com outras pessoas através da internet).

a) Buscadores - Têm por finalidade buscar informações disponibilizadas na rede. Ex: Google (
google.com.br),
b) E-mail – É o tão conhecido “Correio Eletrônico”. Uma pessoa com um endereço na rede pode trocar correspondências com outras pessoas. É a carta que não precisa mais de carteiro, papel e tinta.

c) Comunicadores Instantâneos – São os famosos “Messenger’s”. Permitem a troca de informações, textos, arquivos,voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. Ex: MSN Messenger (messenger.msn.com.br)
d) Bate-Papo ou Chat – Este recurso está perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos. Mas ainda são muito usadas por pessoas que querem encontrar outras pessoas. Ex: UOL (uol.com.br/bp),
e) Blogs, Flogs e Moblogs - Blog: Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação. É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio " site.com" na Internet. Ex: Blogger ( blogger.com), Fotolog ou flog: são sites de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diáriamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes. Ex: Fotolog (fotolog.net ) Moblogs: são endereços que podem ser atualizados pelo celular. Vale a pena visitar o site Textamerica (textamerica.com ), onde textos, fotos e vídeos podem ser enviados de telefones celulares, por e-mails ou mensagens MMS.
f) Redes Sociais de Relacionamento - Sites que unem amigos de longas datas, conhecidos ou meros desconhecidos com os mesmos interesses em um mesmo local.. Para conseguir essa afinidade é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Ex: orkut (orkut.com)
g) Telefonia Virtual - Há programas disponíveis na Internet que permitem fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro. Ex: Skype( skype.com)
h) Grupos de Discussão – São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não devem ser usados somente para buscar informações, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.
i) AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – É um espaço virtual na internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates, fóruns, chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. O espaço conta com suporte técnico e os usuários podem estar em lugares geográficos diferentes mas conectados ao mesmo tempo.

OBS: Este texto faz parte de uma tarefa do curso Introdução à Educação Digital.


Comentários

visual.art educ disse…
este garoto vai longe.....................

Postagens mais visitadas